Últimas Postagens

Lembre-se do Senhor

By 11:54

Jonas 2: 1-10

E orou Jonas ao SENHOR, seu Deus, das entranhas do peixe.

E disse: Na minha angústia clamei ao Senhor, e ele me respondeu; do ventre do inferno gritei, e tu ouviste a minha voz.

Porque tu me lançaste no profundo, no coração dos mares, e a corrente das águas me cercou; todas as tuas ondas e as tuas vagas têm passado por cima de mim.

E eu disse: Lançado estou de diante dos teus olhos; todavia tornarei a ver o teu santo templo.

As águas me cercaram até à alma, o abismo me rodeou, e as algas se enrolaram na minha cabeça.

Eu desci até aos fundamentos dos montes; a terra me encerrou para sempre com os seus ferrolhos; mas tu fizeste subir a minha vida da perdição, ó Senhor meu Deus.

Quando desfalecia em mim a minha alma, lembrei-me do Senhor; e entrou a ti a minha oração, no teu santo templo.

Os que observam as falsas vaidades deixam a sua misericórdia.

Mas eu te oferecerei sacrifício com a voz do agradecimento; o que votei pagarei. Do Senhor vem a salvação.

Falou, pois, o Senhor ao peixe, e este vomitou a Jonas na terra seca.

É possível vivermos nesse mundo sem ter angústias? Não adianta iludir as pessoas quanto a isso porque o próprio Senhor Jesus teve angústias e disse que no mundo, teremos aflições. E quem de nós nunca teve? Eu tenho, você tem. E um dos homens mais abençoados que a terra já viu, mas que erro, pecou porque desobedeceu, viveu uma angústia sem fim, que pareceu o fim dele, que foi Jonas.

Quando ele diz que clamou em sua angústia, não foi uma enfermidade, um problema financeiro comum. Não tinha jeito para Jonas, que já estava contado entre os mortos. Deus não tem dificuldade com nada, diferente dos homens. Aquilo que para nós é difícil e parece irreversível para Deus não significa absolutamente nada. É que Deus espera uma atitude, uma ação, que você e eu venhamos a dar o primeiro passo na direção dele, na confiança, na fé. Jonas fala sobre o grande peixe que o engoliu. Quando ele fala o grande grito, que vem da alma, é dos pensamentos. E Deus, conhecendo os pensamentos, deu uma ordem ao peixe, que vomitou Jonas na terra. 

Tem muita gente que está vivendo dentro de um peixe, ou seja, sem sentido, sem sucesso, sem alegria, sem perspectiva. Muitos cercados, não conseguem levar a cabo seus projetos, seus desígnios, que não tem força para fazer acontecer, vivem como se estivessem prostrados, derrotados. Deus não chamou você para isso. Deus não quer ser representado dessa maneira. Ele nos fez testemunhas Dele. E quando Jonas, mesmo errado, se lembrou de Deus, porque o que faz com que venhamos a nos desesperar e nos preocupar em demasia é esquecer-se de Deus, de seus pensamentos. Quando a pessoa esquece-se das promessas e dos benefícios do Senhor, ela sofre muito, se apavora, se desespera. Isso acontece mesmo com as pessoas da igreja, seja o frequentador, obreiro, membro, pastor ou bispo. Às vezes somos surpreendidos e pensamos: e agora? Não tem saída, não tem solução. Mas depende das suas forças ou de quem te chamou, te prometeu, que é fiel?

Esse se lembrar do Senhor, como o que Jonas teve, é o de entender que a situação não significa nada perante o poder do Senhor. Nossos olhos não veem saída, nossos pensamentos não encontram solução. Eu e você nos deparamos com o fim do caminho mesmo, uma situação que ninguém lhe dará esperança.

Jonas havia sido engolido por um peixe. Quem daria solução a essa situação? Só restava a mão de Deus. Todos passamos por situações assim, sem saída, ao menos aparentemente. Eu já passei, você já passou ou passa por ela agora. Só que eu e você fomos chamados para viver pela fé e viver pela fé é carregar no peito que, por mais elevado que seja o grau de dificuldade, existe saída para Deus, existe solução, indiferente de qual área for. Jonas estava no abismo, mas ele se lembrou de Deus, que recomenda que não nos esqueçamos de suas promessas, das garantias que Ele nos dá, das maravilhas que Ele tem feito em nosso meio.

A fé precisa ser sua companheira fiel. Haverá momentos em que você vai precisar gritar, mesmo sem abrir a boca, precisar de um resgate e ele só pode vir do Senhor. Só tem um que pode tirar você de dentro do peixe. Ele dá a ordem, o peixe obedece. Estar dentro do peixe, para nós, é no sentido figurado, sem saída, sem solução, sem perspectiva. Ainda se você estivesse mesmo dentro de um peixe, Deus o tiraria de lá. Compare sua situação com a de Jonas. Ele era contado entre os mortos e Deus o tirou da sepultura, isso quer dizer que se você confiar, Deus vai te tirar dessa sua situação. Mas ele teve de lembrar-se de Deus. O bom mesmo é nunca se esquecer, estar sempre ligado naquilo que Deus prometeu, ensinou e falou. É isso que você deve fazer.

Ensino-te hoje a depender sempre de Deus, que Ele te tira de qualquer situação diversa. Chega certa fase na vida do pregador, que ele começa a pregar aquilo que ele viveu. Estou nessa fase. O que hoje te ensino, passei. E se eu passei, consegui vencer, você vai vencer também. Não estou livre de passar desertos, enquanto estiver na terra, mas sei que qualquer situação diversa que surgir no meu caminho, Deus me dará o livramento. 

Jonas tinha um voto feito e estava em dívida com Deus. Quando ele se dispôs, saiu do abismo, da sepultura. Ou seja, Deus reverteu um quadro que parecia irreversível na vida dele e é o que promete a todos nós. Se nos lembrarmos Dele, Ele se lembrará de nós também. É o que Diz em II Crônicas 15, também.

E saiu ao encontro de Asa, e disse-lhe: Ouvi-me, Asa, e todo o Judá e Benjamim: O Senhor está convosco, enquanto vós estais com ele, e, se o buscardes, o achareis; porém, se o deixardes, vos deixará. E Israel esteve por muitos dias sem o verdadeiro Deus, e sem sacerdote que o ensinasse, e sem lei. Mas quando na sua angústia voltaram para o Senhor Deus de Israel, e o buscaram, o acharam. (2 Crônicas 15:2-4)

Se você buscar a Deus, você acha, mas se você O deixar, Ele te deixa também. Ele estará comigo enquanto estiver com Ele. Com você é igual. Lembre-se do Senhor e Ele fará maravilhas em sua vida.



Apóstolo Valdemiro Santiago
Igreja Mundial do Poder de Deus

VEJA TAMBÉM

0 comentários

Críticas construtivas serão sempre aceitas, mas comentários com palavrões/chingamentos serão automaticamente excluídos!