Últimas Postagens

Fé constante

By 21:36

Eclesiastes 11: 4-6

Quem observa o vento, nunca semeará, e o que olha para as nuvens nunca segará.

Assim como tu não sabes qual o caminho do vento, nem como se formam os ossos no ventre da mulher grávida, assim também não sabes as obras de Deus, que faz todas as coisas.

Pela manhã semeia a tua semente, e à tarde não retires a tua mão, porque tu não sabes qual prosperará, se esta, se aquela, ou se ambas serão igualmente boas.

Por figura de linguagem, fala-se de agir indiferente das circunstâncias, de empreender, avançar, acreditar, esperar e lutar mesmo sem possibilidade aparente, saída. As figuras de linguagem são mais simples de entender. Eu mesmo sou da roça e conheço o processo de semeadura. Para semear arroz, fazíamos um viveiro para lançar as mudas, onde jogávamos as sementes. Uma parte caía fora do viveiro, no ribeirão, na estrada ou no meio do mato e aquilo se perdia. Meu pai dizia "com vento, não se pode semear". Às vezes, a época era de vento e chuva e semeávamos na urgência.

Trazendo para a fé, é óbvio que você e eu teremos dias de tempestades, de ventanias, dias de trevas, como a bíblia chama. São muitos os dias, teremos sim dias difíceis. Saiba, aceitar a Jesus não é por bonança, por vida de mar de rosas. Mar de rosas será no céu. Nós aceitamos a Jesus para irmos ao céu. Subsistimos por Deus. Uma viúva subsiste de sua pensão. E a bíblia diz que tudo, não as pessoas apenas. Homens, animais, minerais, vegetais, tudo. Teremos e temos aflições no mundo, mas também sabemos que as tempestades vêm e vão e chega a bonança. Os problemas são resolvidos e Deus exalta nossa cabeça, isso garanto. A fase de ventania passa, mas mesmo na tempestade é necessário continuar semeando.

Meu pai esperava e quando não passava, precisávamos semear assim mesmo, ou o período passava. O ato de semear é relativo à confiança e mesmo na fase difícil, é necessário continuar confiando. Temos de semear o tempo inteiro. 

Neste mundo espiritual, é necessário semear ainda mais quando está ventando. Na roça, se há previsão de vento abrandar, esperamos se possível. Mas no nosso caso, quanto mais forte ventar, mais devemos semear. Ou seja, quanto mais Satanás investir, mais devemos confiar, porque ele vai cair. É promessa e não é promessa de homem.

Claro que a fase difícil vem. Então aprenda isso. 

Quantas são as vezes que a semente cai fora do lugar preparado e vem à tristeza, a decepção, e Deus continua falando: confia que vai acontecer. O tempo difícil passa, é certo que passa. O diabo quer colocar na sua cabeça que não vai passar, mas vai. Essa certeza vem da minha experiência com Deus, da minha fé. Jesus falou que no mundo teríamos aflições, mas que tenhamos bom ânimo, porque vamos vencer com Ele. 

Quem observa o vento nunca semeará. Nem se pode colher com chuva, porque as sementes brotam depois. Elas encharcam, e antigamente não havia tecnologia para evitar e secar as sementes no sol, espalhadas num terreno grande. Mas se não colher e não parar de chover, você perde sua colheita. Então às vezes temos de colher mesmo com chuva. Se você observar o vento, você não semeia, se você olhar as chuvas, você não colhe. Soja, milho, arroz, feijão, se tem chuva, é preciso esperar. Só vamos vencer se não desistirmos. Deus te diz que você só vai conquistar se acreditar e seguir em frente, lutar. 

As drogas, a bebida, o alcoolismo, você só vai vencer se avançar. Ainda que os médicos digam que não tem cura, diga e saiba que Deus vai te refazer. Você vai descer e o oleiro vai te refazer. 

Deus sabe as lutas que eu passo desde o começo do meu ministério e o que Ele faz por mim. Igual ou maior será por você.

Não considere o vento. Coloque em seu coração: vou semear e pronto. Não olhe as nuvens, diga: vou colher e pronto, porque Deus é comigo, você vai receber.

Não sabemos como venta, nem como se formam os ossos dentro da mulher grávida e não sabemos as coisas de Deus que fazem todas as coisas. Nós não temos que questionar os caminhos e as coisas de Deus, mas confiarmos simplesmente porque Ele sabe como fazer. No desespero, questionamos, dizemos que Deus não nos ouve, nos perguntamos como vai ser. Importante é que vai ser. 

Deus faz todas as coisas, então o desespero é à toa. 

Todas as coisas. Inclusive as suas e as minhas coisas. 

Normalmente, quem semeia de manhã descansa de tarde. O conselho é não descansar de tarde. Espiritualmente, não pare de acreditar. Se você pediu e veio o que você pediu, continue pedindo outras coisas. Se pediu e não veio, continue pedindo e acreditando. Não pare, não desista dos seus objetivos.

Jó estava tão batido, tão para baixo, que dizia que Deus passava por ele e Jó não percebia. Ele descobriu que Deus nunca o abandonou nem durante a aflição. Mas a cegueira, a dor, o desespero o deixava cego, mas Deus provou que estava com ele quando mudou sua sorte. Acredite, Deus está com você, não desista, você vai ver isso. 

Às vezes o diabo sugere que você está em pecado, que você vai ser deixado. Qualquer coisa, até seu respirar, é Deus na nossa vida, que prova que você só tem que confiar.

Semeie pela manhã a tua semente e à tarde, não repouse a mão, porque não sabe qual prosperará, se esta, aquela ou se ambas igualmente serão boas. 

Todo sacerdote e pregador deveria ensinar que haverá dias de trevas. Algumas pessoas neófitas, experientes na fé, aceitam a Jesus e ouvem que não haverá mais problema, uma mentira, já que o próprio Jesus teve problemas. A diferença é que agora, você vai vencer todos. Vai chorar, mas vai sorrir depois.

I Coríntios 3, Paulo fala da responsabilidade dos que ensinam. Se o que é edificado é ouro, prata ou palha. Entre ouro e palha, qual dura mais no fogo? Fogo não acaba com o ouro, é benéfico ao ouro, porque quanto mais fogo, mais o ouro se purifica. Temos de ser crentes de ouro, que o fogo só sirva para nos fazer crescer. 

Ora, o que planta e o que rega é um; mas cada um receberá o seu galardão segundo o seu trabalho. Porque nós somos cooperadores de Deus; vós sois lavoura de Deus e edifício de Deus. Segundo a graça de Deus que me foi dada, pus eu, como sábio arquiteto, o fundamento, e outro edifica sobre ele; mas veja cada um como edifica sobre ele. Porque ninguém pode pôr outro fundamento além do que já está posto, o qual é Jesus Cristo. E, se alguém sobre este fundamento formar um edifício de ouro, prata, pedras preciosas, madeira, feno, palha, A obra de cada um se manifestará; na verdade o dia a declarará, porque pelo fogo será descoberta; e o fogo provará qual seja a obra de cada um. Se a obra que alguém edificou nessa parte permanecer, esse receberá galardão. Se a obra de alguém se queimar, sofrerá detrimento; mas o tal será salvo, todavia como pelo fogo. (1 Coríntios 3: 8-15)

Sementes criam uma casca em volta e dentro está a proteína. Se mal cuidado, por dentro fica "xoxo", sem sabor. Sujeito que não cuidar também será assim. 

As vantagens de aceitar a Jesus são de ter a vida eterna. Morremos, mas aos olhos mundanos, mas viveremos com Ele na glória. A segunda é que podemos chorar, mas sabemos que no fim vem à vitória. E em terceiro, o valor que a sociedade e os parentes não te dão, Ele te dá valor.

Jesus certa vez lamentou que queria ter ajuntado o povo Dele como a galinha reúne seus filhos debaixo de suas asas e o povo não queria. Uma galinha, protegendo os filhotes, avança, mesmo que não tenha chance. Para a galinha, mais vale defender a vida dos filhos do que a própria. Quando Jesus se compara, fez exatamente o mesmo, colocou a nossa vida como prioridade. Somos os pintinhos Dele e Ele nos protegeu com a vida. Não pare não, siga em frente. Deus vai honrar a sua semeadura de fé.



Apóstolo Valdemiro Santiago
Igreja Mundial do Poder de Deus

VEJA TAMBÉM

0 comentários

Críticas construtivas serão sempre aceitas, mas comentários com palavrões/chingamentos serão automaticamente excluídos!