Últimas Postagens

Quando Deus age, Ele surpreende

By 12:00

No livro de Gênesis, vemos a história de José, que era um servo de Deus. Filho de Jacó e herdeiro de uma grande fortuna, foi vendido pelos próprios irmãos como escravo. Veja o relato bíblico:

“Disse-lhe Israel: Vai, agora, e vê se vão bem teus irmãos (...) Então, seguiu José atrás dos irmãos (...) De longe o viram e, antes que chegasse, conspiraram contra ele para o matar. E dizia um ao outro: Vem lá o tal sonhador! Vinde, pois, agora, matemo-lo e lancemo-lo numa destas cisternas; e diremos: Um animal selvagem o comeu; e vejamos em que lhe darão os sonhos (...) E, tomando-o, o lançaram na cisterna, vazia, sem água (...) Então, disse Judá a seus irmãos: De que nos aproveita matar o nosso irmão e esconder-lhe o sangue? Vinde, vendamo-lo aos ismaelitas; não ponhamos sobre ele a mão, pois é nosso irmão e nossa carne (...) e o venderam por vinte siclos de prata aos ismaelitas (...) Então, tomaram a túnica de José, mataram um bode e a molharam no sangue (...) Então, Jacó rasgou as suas vestes, e se cingiu de pano de saco, e lamentou o filho por muitos dias (...) os midianitas venderam José no Egito a Potifar, oficial de Faraó, comandante da guarda.” Gênesis 37.14-36

Quando jovem, José tinha sonhado que um dia seria muito importante. Naquela situação de escravidão, entretanto, parecia que os sonhos dele tinham sido jogados no lixo, não é verdade? O diabo faz essas coisas para destruir os sonhos dos que são de Deus, e usou os próprios irmãos de José. Não foi à toa que o Senhor Jesus disse:
“Assim, os inimigos do homem serão os da sua própria casa.” Mateus 10.36

Veja agora o que aconteceu com José: 

“O Senhor era com José, que veio a ser homem próspero; e estava na casa de seu senhor egípcio. Vendo Potifar que o Senhor era com ele e que tudo o que ele fazia o Senhor prosperava em suas mãos, logrou José mercê perante ele, a quem servia; e ele o pôs por mordomo de sua casa e lhe passou às mãos tudo o que tinha. E, desde que o fizera mordomo de sua casa e sobre tudo o que tinha, o Senhor abençoou a casa do egípcio por amor de José; a bênção do Senhor estava sobre tudo o que tinha, tanto em casa como no campo.” Gênesis 39.2-5

Você sabe o que é um escravo prosperar dentro da casa do seu senhor? É um milagre! Mas quando Deus age, Ele surpreende! Eu lhe digo que Ele vai surpreender muita gente por intermédio da sua vida! Ele traz à existência o que não existe, e vai trazer à existência, dentre outras coisas, a prosperidade na vida daqueles que Lhe pertencem. Eu estou profetizando o crescimento financeiro na sua vida! 
Tudo que José fazia prosperava porque o Senhor era com ele. Potifar observou isso, e nós podemos entender que em um primeiro momento ele pode ter pensado que José o estava roubando. Certamente ficou de olho nele. Nicodemos, que era um dos líderes religiosos do povo de Israel, procurou o Senhor Jesus e declarou:

“...sabemos que és Mestre vindo da parte de Deus; porque ninguém pode fazer estes sinais que tu fazes, se Deus não estiver com ele.” João 3.2

Por que aquele homem não disse “eu sei que és Mestre”, e sim “sabemos”? Porque os líderes religiosos estavam vigiando Jesus! Tudo que Ele fazia era relatado em detalhes! Da mesma forma Potifar estava vigiando José, e então compreendeu que a prosperidade dele era fruto do poder de Deus.
Eu lhe digo agora: Aonde você quiser chegar o Senhor vai lhe levar; o que você quiser conquistar Ele vai lhe entregar. Basta você ser fiel. Não importa onde você esteja, Ele vai lhe exaltar. Pare de reclamar quando passar por dificuldades e simplesmente persevere na sua fidelidade.

Entenda que José fazia tudo com dedicação, mesmo sendo escravo, e era honesto, de modo que nada podia desabonar a sua conduta. Aprenda com o exemplo de José e já comemore a sua vitória. 

VEJA TAMBÉM

0 comentários

Críticas construtivas serão sempre aceitas, mas comentários com palavrões/chingamentos serão automaticamente excluídos!